Interagimos no Fórum que trouxe grandes contribuições.
O tema é complexo, mas faz parte da nossa vida assim como a política também. O material que trouxe é uma tira do Calvin e Haroldo no qual o Calvin e Susi tem que desenvolver um trabalho coletivo. Além de se passar dentro da escola me remeteu ao nosso trabalho profissional. Quantas vezes somos desafiados a desenvolver projetos coletivos, mas alguns profissionais só pensam em gerenciar e criticar o que já foi desenvolvido?
Cito também as contribuições das professoras
- Juliana Leandro da Silva:
Para falar sobre ética utilizei esta tirinha da Mafalda do site www.imagohistoria.blogspot.com. Quando Mafalda fala do "inquilino" que existe dentro de nós, se refere a nossa consciência, dos valores éticos e morais que existem dentro de cada pessoa.
No texto "Ética Conceitos e Fundamentos" Cortella (2009 p 102) fala sobre seu conceito de ética " o que marca a fronteira da nossa convivência [...] é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os valores para existirmos juntos [...] é o conjunto de seus princípios valores que orientam a minha conduta."
Levando para nosso cotidiano escolar, nós professores como profissionais da educação devemos ser éticos, a Contreras (2002) nos fala sobre ética profissional " implica em assumir responsabilidades sociais perante aqueles com quem trabalhamos que dependem de nosso conhecimento prática profissional. O professor é elemento-chave para que os princípios de igualdade de oportunidades, tolerância, justiça, liberdade e confiança na comunidade escolar inclusiva passem da reflexão à ação."
- Doraci Schiavinoto:
Nessa reflexão foi possível identificar que a concepção de ética aprendida pelos educadores está diretamente relacionada com outros, sejam eles a justiça,o respeito, a solidariedade o diálogo,sendo este último o mais referendado como necessário para a manutenção do bom relacionamento entre os atores constitutivos do espaço escolar.
Ética primeira marca para todas as relações humanas, que deve ser um processo inacabado para toda a aprendizagem.
Ela incide em todos os planos dos seres humanos com os demais, em uma constância dinâmica , que busca dignidade e o mais profundo de nossa existência.
Os educadores precisam buscar valores implícitos, em toda a formação para não tratar isoladamente,ÉTICA, EDUCAÇÃO E VALORES e ter o cuidado para que um complete o outro.
A escola ainda se apresenta como o principal caminho para se discutir questões éticas uma vez que o âmbito escolar está repleto de possibilidades que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento amistoso entre os autores educacionais.
No entanto, a escola não conseguirá responder a todas as questões levantadas. mas não deve se sentir fracassada se não atingir tal objetivo.Mas pode e deve insistir na sua função fomentadora de conhecimento.
Com esses conceitos bem discutidos e colocados em prática , A Educação Inclusiva se reconhece dentro da escola mais facilmente , pois nos faz refletir e respeitar a pessoa com deficiência no conviver social dentro da escola reconhecendo e beneficiando-se de suas culturas que pertencem a toda humanidade.
A escola como meio para a construção do diálogo e da aprendizagem, pode alcançar com seu trabalho que as diferenças de todos são de direitos e deveres e isso sentencia o fim das desigualdades.
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