Sala dos sentidos:
superando os limites
Objetivo da proposta
· Desenvolver a sensibilidade no tocante da acessibilidade dos alunos deficientes;
· Propor situações em que os sentidos: tato, audição e olfato possam ser estimulados;
· Vivenciar atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos deficientes.
Quem serão os participantes
Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Luís Vaz de Camões.
O desenvolvimento da atividade.
Arrumação do lugar – na sala 1 as mesas devem ficar dispostas no centro da sala permitindo o deslocamento das crianças por toda área. Nas paredes serão colocados painéis com diferentes texturas e no chão ficaram algumas caixas de diferentes tipos de solos. Na sala 2 devem ter computador com tecnologia assistiva e jogos adaptados para os alunos acessarem.
Primeiro momento: Grupos de 10 alunos, por vez, entrarão nos espaços: sala 1 com os olhos vendados e descalços para explorarem o local e sala 2 com monitor para desenvolver uma atividade tendo um aluno como aluno especial.
Materiais necessários
· Desenvolver a sensibilidade no tocante da acessibilidade dos alunos deficientes;
· Propor situações em que os sentidos: tato, audição e olfato possam ser estimulados;
· Vivenciar atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos deficientes.
Quem serão os participantes
Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Luís Vaz de Camões.
O desenvolvimento da atividade.
Arrumação do lugar – na sala 1 as mesas devem ficar dispostas no centro da sala permitindo o deslocamento das crianças por toda área. Nas paredes serão colocados painéis com diferentes texturas e no chão ficaram algumas caixas de diferentes tipos de solos. Na sala 2 devem ter computador com tecnologia assistiva e jogos adaptados para os alunos acessarem.
Primeiro momento: Grupos de 10 alunos, por vez, entrarão nos espaços: sala 1 com os olhos vendados e descalços para explorarem o local e sala 2 com monitor para desenvolver uma atividade tendo um aluno como aluno especial.
Segundo Momento:
Na sala 1 os alunos exploraram o espaço utilizando o
tato, audição, olfato e como estas informações auxiliam os deficientes.
Na sala 2 o monitor permitirá que os alunos utilizem os
materiais para desenvolverem uma atividade (lápis adaptado, montagem da rotina, uso do computador com Dos-Vox).
Caixas com terra, areia, pedra e folhagem;
Painéis com diferentes materiais tais como tampinha,
canudos, algodão, sementes, feijão, macarrão, milho, papel bolha, papel
ondulado, etc.
Latinhas vedadas com furos;
Essências de coco, chocolate, limão, gengibre;
Recipientes encobertos contendo água morna, gelada, sal;
Toalhas;
Computador;
Rotina adaptada;
Jogo adaptado;
Tempo de Duração: 20 minutos em cada sala
Links:
www.sme.pmmc.com.br/
Proposta de Avaliação
Mural de opiniões na saída das salas para que os alunos
expressem suas percepções sobre os ambientes e como eles compreendem que o
deficiente aprende na nossa escola.
Quais
resultados esperados.
·
Aumento
de 50 % na interação dos alunos com os deficientes;
·
Aumento
da participação das famílias e dos alunos deficientes nas atividades escolares.
Parabéns! Muito interessante o blog!
ResponderExcluir