sábado, 5 de abril de 2014

Proposta de Intervenção


   Sala dos sentidos: 
superando os limites

Objetivo da proposta
·        Desenvolver a sensibilidade no tocante da acessibilidade dos alunos deficientes;
·        Propor situações em que os sentidos: tato, audição e olfato possam ser estimulados;
·        Vivenciar atividades pedagógicas desenvolvidas com os alunos deficientes.


Quem serão os participantes
Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Luís Vaz de Camões.

O desenvolvimento da atividade. 
Arrumação do lugar – na sala 1 as mesas devem ficar dispostas no centro da sala permitindo o deslocamento das crianças por toda área. Nas paredes serão colocados painéis com diferentes texturas e no chão ficaram algumas caixas de diferentes tipos de solos. Na sala 2 devem ter  computador com tecnologia assistiva e jogos adaptados para os alunos acessarem.

Primeiro momento: Grupos de 10 alunos, por vez, entrarão nos espaços: sala 1 com os olhos vendados e descalços para explorarem o local e sala 2 com monitor para desenvolver uma atividade tendo um aluno como aluno especial.


Segundo Momento:

Na sala 1 os alunos exploraram o espaço utilizando o tato, audição, olfato e como estas informações auxiliam os deficientes.

Na sala 2 o monitor permitirá que os alunos utilizem os materiais para desenvolverem uma atividade (lápis adaptado,  montagem da rotina, uso do computador com Dos-Vox).









Materiais necessários
Caixas com terra, areia, pedra e folhagem;
Painéis com diferentes materiais tais como tampinha, canudos, algodão, sementes, feijão, macarrão, milho, papel bolha, papel ondulado, etc.
Latinhas vedadas com furos;
Essências de coco, chocolate, limão, gengibre;
Recipientes encobertos contendo água morna, gelada, sal;
Toalhas;
Computador;
Lápis adaptado;
Rotina adaptada;
Jogo adaptado;



Tempo de Duração: 20 minutos em cada sala

Links:
www.sme.pmmc.com.br/

Proposta de Avaliação
Mural de opiniões na saída das salas para que os alunos expressem suas percepções sobre os ambientes e como eles compreendem que o deficiente aprende na nossa escola.

Quais resultados esperados.
·         Aumento de 50 % na interação dos alunos com os deficientes;

·         Aumento da participação das famílias e dos alunos deficientes nas atividades escolares.





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